Bike Down: aqui tem inclusão de verdade!
- Rosana Bignami
- 22 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
O Bike Down é uma idealização de uma mãe de um jovem adulto com síndrome de Down, Rosana Ernani.

Rosana Ernani é professora e mãe de um jovem adulto com síndrome de Down, entre outros filhos de uma família super unida e ativa. Desde pequeno a família sempre incentivou o filho a andar de bicicleta e nunca quis tratá-lo como diferente. Para ela, foi fundamental o filho ter aprendido a andar de bicicleta, pois melhorou o seu equilíbrio, a movimentação das pernas e isso aumentou a qualidade de vida.
Em 2015, ela conheceu o CaminhaDown SP e isso serviu de inspiração para idealizar o Bike Down, um espaço de aprendizagem, de lazer e de atividades por meio do uso da bicicleta. No começo, ela logo percebeu que muitos pais tinham receio de seus filhos andarem de bicicleta. Mas, aos poucos isso foi mudando e hoje muitos jovens com síndrome de Down utilizam a bicicleta como forma de lazer ou de atividade física.

Um sonho? Que as famílias incentivem mais esse esporte, que levem a sério a bicicleta, pois a atividade facilita a mobilidade, aumenta a autoestima dos jovens com deficiência intelectual e se ganha em saúde. Além disso, que os municípios procurem ampliar as ciclovias e ciclofaixas, inclusive em termos de segurança, para que mais jovens com deficiência utilizem essa forma de mobilidade.
Comments